O que é carboidrato?


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Carboidratos são açúcares. São compostos orgânicos formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, usados pelo corpo humano como mais rápida fonte energética. A ingestão de carboidratos provoca o aumento de glicose no sangue e a liberação de insulina (hormônio produzido no Pâncreas), que estimula a lipogênese, ou seja, a formação de gordura nos adipócitos, quando há excesso de carboidratos. Logo, os carboidratos se transformam em gordura no corpo, eles também são utilizados no fígado para a síntese do colesterol. A glicose em excesso no sangue causa aumento da pressão arterial, causa reações de glicação avançada (reação entre carboidratos e proteínas), que lesionam artérias, nervos, retina e diversas estruturas protéicas, em pacientes diabéticos ou não.

Quando falamos que deve-se diminuir a ingesta de açúcar, na verdade, estamos falando da diminuição de carboidratos em geral, não só do açúcar branquinho da sua mesa. Devemos evitar principalmente os carboidratos que têm alta carga glicêmica como pães por exemplo para diminuirmos os riscos de obesidade, diabetes, infartos, pressão alta, etc.

Exemplos de produtos alimentícios ricos em carboidratos: arroz, trigo, pão, bolo, refrigerantes

Exemplos de bons carboidratos: brócolis, couve-flor, tomate, cebola, batata-doce.

Clique aqui para ver a tabela da Harvard Health Publications de Índice e Carga Glicêmica de + de 100 alimentos.

 

 

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