Efeitos Adversos da Poluição – Parte 1


 

A poluição do ar tornou-se uma grave epidemia de saúde global. Cerca de 80% das pessoas vivem em áreas do mundo onde a poluição do ar excede as diretrizes de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde. Esta exposição está associada a maiores taxas de doenças cardiovasculares e respiratórias e morte. Novos estudos ligam a poluição à intolerância à glicose, juntamente com mães asmáticas que resultam em partos prematuros e danos aos vasos sanguíneos em indivíduos com até 23 anos. 
Embora não possamos evitar toda a poluição do ar, podemos ajudar a proteger-nos de seus efeitos prejudiciais. Os pesquisadores identificaram nutrientes específicos que podem inibir alguns dos efeitos de poluentes e até mesmo removê-los do corpo. 
Verificou-se que produtos químicos perfluoroalquilo estão presentes em mais de 98% das pessoas amostradas e um membro desta família química – o ácido perfluorooctanoico (PFOA), mais conhecido por ser parte da substância TeflonTM – está associado a doenças que variam de doença renal a Câncer. 
Entre os poluentes atmosféricos mais comumente estudados estão partículas finas, que são partículas de alto risco, muitas vezes medidas como PM2.5 (indicando partículas com menos de 2,5 microns de diâmetro). Mas partículas ainda maiores conhecidas como PM10 podem viajar profundamente no corpo – através dos bronquíolos do pulmão para os alvéolos e até mesmo na corrente sanguínea, danificando seriamente as funções críticas do corpo. (Para a perspectiva, um cabelo humano tem cerca de 70 microns de diâmetro).
A exposição crônica à poluição está relacionada à: 
Doenças cardiovasculares e respiratórias, intolerância à glicose, nascimentos prematuros (entre mães asmáticas), colite ulcerativa, doença renal, doença da tiróide, diminuição da variabilidade da frequência cardíaca, função pulmonar deteriorada, câncer de pulmão e outros tipos de câncer, função cognitiva comprometida, exacerbações de asma e aumento da mortalidade e redução da expectativa de vida.
Compartilhar: