Vitamina B12


Vitamin-B12-foods_autism.soveritas.com_A deficiência de vitamina B12 é geralmente ignorada. Esta vitamina desempenha papéis de extrema importância para o organismo humano.

A B12 Participa do modulação do sistema imune,  assim sua deficiência pode contribuir para doenças autoimunes; síntese de DNA juntamente com a B9 e síntese de hemácias, sua deficiência leva a anemia megaloblástica, lesões neurológicas podem ser irreversíveis e preceder os alterações do hemograma, representando a último estágio da deficiência.

A vitamina B12 melhora níveis de homocisteína através da remetilação em metionina, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e AVC; melhora fadiga do paciente por aumentar níveis de succinil Co-A que atuará no ciclo de Krebs. Sem B12, o ácido fólico se torna disfuncional.

É comum ver pacientes tomando altas doses de ácido fólico sem ao menos ter sua dosagem de B12. Atenção especial quanto a suplementação com B12 em pacientes vegetarianos e veganos, pacientes que foram submetidos a cirurgias bariátricas ou outras com remoção do íleo (parte do intestino), usuários crônicos de Inibidores da bomba de prótons ( como omeprazol e outros ), usuários de metformina, pacientes com altos níveis de homocisteína, pessoas com síndrome do intestino irritável. É recomendável  trabalhar com níveis ótimos mesmo em pacientes que não se enquadram nos grupos acima.

Compartilhar: